Ciclone Idai – Um novo Telhado

Instituição: 
Objetivo: 
3 000 €
Prazo limite: 
26/12/2019 - 18:00
Localização: 
Beira, Moçambique

Sobre o projeto

No dia 14 de Março, o centro de Moçambique foi severamente afetado pelo Ciclone IDAI que destruiu as mais básicas infraestruturas como Hospitais, Centros de Saúde, Escolas, Edifícios públicos e a mais simples habitação de um povo pobre. Estima-se que morreram mais de mil pessoas e cerca de 1,5 milhões de pessoas foram afetadas pelo ciclone. Após este tempo de resposta à emergência, a reconstrução é lenta e necessita de apoio. Neste momento, as aulas decorrem ou debaixo de uma árvore ou nas salas sem telhados. O povo Moçambicano é resiliente. Ficou sem nada tal foi o nível de destruição do Ciclone IDAI mas levam os braços para frente para tentar reerguer a sua vida.

Dos apoios que mais nos solicitam é para a reconstrução as infraestruturas que foram devastadas. Assim sendo, os Leigos Missionários da Consolata, através da sua Associação AdGENTES lançam a campanha de CrowdFunding com o nome “Ciclone IDAI – Um novo Telhado” que pretende ajudar na aquisição de materiais de construção tal como chapas de zinco para os telhados para apoiar na reconstrução dos edifícios. Os fundos obtidos serão encaminhados para a Diocese da Beira que será responsável pela aquisição dos materiais e aplicação na reconstrução.

Sobre AdGENTES - Associação dos Leigos Missionários da Consolata

A Associação ad Gentes é, desde 30 de Setembro de 2008 uma ONGD e destina-se ao envio de leigos e voluntários para países em vias de desenvolvimento e à realização de atividades sociais e de educação para o desenvolvimento. Os membros da ad Gentes já desenvolveram atividades e projectos em África, nomeadamente em:

  • Moçambique (Escola Secundária P.e Gumiero - Mapinhane;
  • Escola Secundária P.e Menegon - Cuamba;
  • Centro Nutricional P.e Ariel, Escola Secundária ESAM - Mecanhelas);
  • Centro de Promoção Humana do Guiúa - Inhambane e na Guiné- Bissau (Centro Nutricional de Empada;
  • Escola do Ensino Básico Complementar de Empada e Escola do Ensino Básico Complementar de Kudom).

Em Portugal, os membros da associação realizam atividades de Educação para o Desenvolvimento como o Projeto Del8 para as escolas com 12º ano, apoio social e religioso no Bairro do Zambujal e Bairro Calouste Gulbenkian, promovem iniciativas como campos de trabalho juvenis e campanhas de solidariedade (o lançamento do CD No "Djunta Mon" e o cd "Nzi Bongile"- cujas receitas reverteram para uma aldeia da Guiné Bissau e o programa de adoções de alunos à distância no site ESTUDA LÁ) que procuram simultaneamente consciencializar a sociedade portuguesa e apoiar os povos mais carenciados.

Orçamento e prazos

Após a conclusão da Campanha, será coordenado com a Diocese da Beira a aquisição do material estando preço da chapa ondulada (1mt quadrado), atualmente a cerca de 330 meticas (4,85 euros). Com base no levantamento efetuado no terreno, pretende-se que a distribuição e obras seja terminada antes das época das chuvas e das Festas Natalícias que coincidem com a paragem do ano lectivo em Moçambique (Janeiro de 2020).

Imagens