Sempre à mão

Objetivo: 
2 500 €
Prazo limite: 
07/12/2018 - 18:00
Localização: 
Seixal, Portugal

Sobre o projeto

O projeto "Sempre à Mão" visa a aquisição de utensílios e material de trabalho (ex. cortadores de massa; facas; batas; bancada; móvel expositor, etc.) para a execução e funcionamento da padaria artesanal/social "Pão na tua mão". A padaria artesanal encontra-se de momento em fase de implementação e será veículo de capacitação e inclusão no mercado de trabalho de pessoas sem-abrigo, promovendo a produção de pão para consumo dos beneficiários da entidade. Está prevista a futura comercialização do pão enquanto mecanismo de geração de receitas para o projeto.

Sobre Centro Paroquial de Bem Estar Social de Arrentela

A entidade Centro Paroquial de Bem-Estar Social da Arrentela a funcionar desde 1975, com o número de Pessoa Coletiva 501 158 421 e sede na Avenida dos Metalúrgicos - Quinta do Álamo, 2840-266 Seixal, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que se propõe a contribuir para a promoção e desenvolvimento de respostas sociais emergentes das problemáticas sócio-familiares em parceria com os serviços públicos competentes e demais entidades com vista a melhorar as vivências em comunidade.

O C.P.B.E.S.A. dispõe de duas instalações: Jardim-de-Infância “Pica-Pau” e o Centro Comunitário.

O Jardim-de-infância atualmente dá resposta a cerca de 300 crianças e suas famílias, através de:

  • 12 Amas familiares (com 54 crianças);
  • Creche (com 32 crianças);
  • Pré-escolar (com 150 crianças);
  • Centro de Atividades de Tempos Livres (com 70 crianças).

No Centro Comunitário temos a funcionar os seguintes serviços:

  • Atendimento e acompanhamento a cerca de 600 famílias carenciadas em Ação Social e Rendimento Social de Inserção;
  • Acompanhamento Psicológico às famílias;
  • Gabinete de Inserção Profissional e Balcão do Emprego;
  • Componente de Apoio à Família na Escola Nun’Álvares para 30 crianças.

A Associação "Dá-me a tua mão", que por inerência faz parte do CPBESA, que tem como fim humanitário a distribuição diária de alimentos e de outros bens de 1ª necessidade junto de pessoas que vivem em condições de grande pobreza e sem acesso a recursos básicos, nomeadamente população sem abrigo.

Ao abranger cerca de 80 pessoas nas ruas do concelho do Seixal, e ao subsistir apenas com donativos de amigos da associação, voluntários e mecenato tem-se vindo a deparar com uma grande falta de alimentos diários que garantam de forma sistemática a distribuição diária de alimentos aos mais necessitados, tendo por vezes situações limite de não conseguir prestar uma alimentação básica nomeadamente ao nível do pão e respetivo recheio de charcutaria. Por não querer falhar com o seu compromisso e ação humanitária que desenvolve desde 2005, a falta de pão com que nos temos debatido diariamente e a procura de uma parceria nesse sentido tem-se revelado infrutífera e como tal limitado a ação do nosso propósito.

De momento e para colmatar esta lacuna encontra-se em fase de implementação a padaria que por falta de verba suficiente não permite a aquisição de materiais /utensílios necessários ao seu funcionamento, permitindo apenas obras no espaço e aquisição de forno e estufa. Quer saber mais sobre nós?! Venha visitar o nosso site em www.centroparoquialarrentela.pt

Orçamento e prazos

Aquisição, compra e montagem de material necessários ao funcionamento da padaria artesanal/social no valor de 4500€ (ver documento anexo)

Inicio da campanha - outubro de 2018

Inauguração da padaria - dezembro de 2018

Todos os contribuidores receberão um RECIBO DE DONATIVO que podem usar para fins fiscais. Os portes de envio das recompensas, são suportados pela Instituição.

Imagens