Crescer a dançar

Objetivo: 
500 €
Prazo limite: 
06/01/2020 - 21:25 ou quando se atingir 100%; o que ocorrer primeiro
Localização: 
Lisboa, Portugal

Sobre o projeto

A AFA, Associação Futuro Autónomo, procura minimizar fenómenos de exclusão social no campo da educação e da formação. Para tal, trabalha com um grupo de crianças e jovens provenientes de um contexto socioeconómico desfavorecido no bairro da Bela Vista em Lisboa.

O nosso projeto atual consiste em recrutar bailarinos de outros bairros de Lisboa, de um perfil parecido, para ensinarem dança às crianças da AFA. Para as crianças é mais fácil criar uma relação de confiança com uma pessoa com as experiências parecidas às suas, que usam a mesma linguagem e que gostam das mesmas músicas e estilos. Para os bailarinos sem formação oficial, seria uma forma de reconhecer o seu talento e trabalho, uma contribuição para o seu empoderamento. Uma aula de grupo, quando todos trabalham em conjunto, com boa energia, música e dança, parece ser uma forma ótima de aliar a melhoria da dinâmica de grupo a uma actividade física. Além de que se cria uma alternativa semanal - um evento cheio de alegria e boa energia - ao excesso de tecnologia presente no dia a dia. 

Não vamos conseguir isso sem o vosso apoio!

É uma iniciativa inovadora, porque vamos contratar professores sem formação oficial na área de dança. Já tentamos organizar aulas com professores oficiais, mas eles não conseguiram criar uma relação forte com os alunos, pelas diferenças do seu dia-a-dia. Pessoas com formação universitária, vindas de um ambiente privilegiádo, não conseguem fazer que as crianças sintam que um dia conseguirão ser como elas. Ma se os seus professores terão experièncias similares e com só o seu esforço e trabalho duro conseguirão ser professores na AFA, será mais fácil que os alunos se identifiquem com eles e queiram esforçar-se em mudar a sua vida. Ajudem-nos a tornar isso realidade!

ENGLISH RESUME: Armador is one of numerous social housing neigbourhoods in the outskirts of Lisbon. The communities that live in them usually have a very limited access to social and cultural life and education outside of school. AFA is providing a place where they can feel safe, important and entertained out of the streets. Right now we are planning to launch a series of activities with which we hope to convince young people living in there that they can do interesting and creative things and they have real power over their lives. Our current project is to recruit dancers from other neighborhoods of Lisbon, of a similar profile, to teach dance to AFA children. It’s easier for children to create a relationship of trust with a person with similar experiences, who uses the same language and likes the same songs and styles. For dancers without official training, it would be a way of recognizing their talent and work, a contribution to their empowerment. A group class, when everybody works together, with good energy, music and dance, seems to be a great way to join an improvement of group dynamics with physical exercise and moment without using technologies, currently too present in our lives, at the same time creating a joyful weekly event. We would really appreciate if you could help us get started :)

Sobre AFA Associação Futuro Autónomo

Associação Futuro Autónomo, AFA, está presente no bairro do Armador, na Bela Vista em Lisboa há quase 10 anos. É um espaço criado para oferecer alternativa aos passatempos da rua. Os nossos alunos vem para brincar, mas também para lanchar e usufruir de apoio escolar. A AFA é para eles uma segunda casa, um lugar alegre e seguro. Na nossa página de Facebook podem ver fotos de várias actividades que organizamos com a nossa Familia AFA!

Clara Frexes

Fundadora, diretora e o bom anjo da associação. Organiza e coordena os projectos com imensa dedicação e força de vontade.

Janka Wollny

Sou eu! Responderei a todas as suas perguntas sobre o projeto :) Sou ativista com experiência de trabalho em vários bairros sociais nos arredores de Lisboa e voluntária na AFA há dois anos. Acredito com todo o coração nesta ideia e vou fazer tudo o possível para ela tornarse realidade :)

Orçamento e prazos

A AFA dispõe de um espaço e de voluntários que diariamente disponibilizam o seu tempo para criar um ambiente de confiança que possibilite aprendizagem diária. O dinheiro que recolhamos vai ser investido na sua totalidade para pagamentos aos jovens professores. O nosso fim é atingir os 500 euros, que vai se traduzir em 20 aulas, 20 semanas de aprendizagem de dança e de convivência. Queremos que as crianças escolham elas próprias os seus futuros professores, por isso vamos organizar um evento para os candidatos se apresentarem e os alunos possam conhecê-los um pouco. Queremos contratar uma professora e um professor, para que se facilite uma boa relação com ambos os géneros de alunos. Queremos que o salário seja atrativo o suficiente para cativar jovens professores de bairros de Lisboa a arriscar e sair da sua zona de conforto. O objectivo é que se pague cerca de vinte e três euros por aula a cada professor, vinte euros por noventa minutos de aula, mais três para gastos de transporte.

460 euros = 20 aulas x 23 euros (10 aulas rapariga, 10 aulas rapaz)

40 euros = organização de evento de escolha dos professores e reembolso de transportes para quem se candidate.

Queremos angariar este valor até ao dia 01.12.2019. Prevista data de entrega das recompensas: até 15.12.2019 (tudo vai estar pronto antes do Natal!)

O envio está incluido nas recompensas :)

É um projeto inovador e acreditamos que vale a pena apostar nele. Ajude-nos a tornar este sonho realidade!

Imagens