Como funciona

Crowdfunding, ou financiamento colaborativo, é uma forma simples e transparente de angariação online de financiamento para um projeto através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses. O NOVO BANCO Crowdfunding é uma plataforma que permite aproximar os projetos e os seus apoiantes.

Com o NOVO BANCO Crowdfunding pode divulgar o seu projeto e reunir a comunidade que partilha o mesmo interesse. Se cada membro contribuir com um pequeno apoio, juntos conseguimos levar a cabo as maiores iniciativas. Essa é a força do crowdfunding: pequenos investimentos × grande comunidade = excelentes projetos!

O NOVO BANCO Crowdfunding funciona de modo simples e transparente, utilizando a mecânica "tudo ou nada" (ver porquê nas Perguntas Frequentes):

  • A instituição estabelece montante mínimo e prazo de angariação
    • Até 2.500 euros - 45 dias
    • Até 5.000 euros - 60 dias
    • Assim que o valor solicitado seja atingido
  • Se a meta proposta for atingida dentro do prazo estabelecido (indicado aquando da submissão do projecto), a instituição recebe os fundos. O co-financiamento de 10% do NOVO BANCO será concedido mediante a entrega de recibo de donativo e os restantes fundos serão transferidos dentro de 2 dias úteis após a recepção do comprovativo de dados bancários da instituição.
  • Se o montante mínimo não for angariado, a instituição só receberá os donativos que os donatários pretendem contribuir de forma incondicional, ou seja, independentemente de ser terem alcançado os 100%. Os restantes fundos serão devolvidos aos apoiantes.

Os projetos publicados têm um co-financiamento pelo NOVO BANCO de 10% sobre o montante inicialmente solicitado, ao abrigo da sua política de responsabilidade social. Para que a instituição receba o valor correspondente terá que enviar um recibo e respetivo NIB para:

NOVO BANCO
Gabinete de Comunicação
Av. da Liberdade 195
1250-142 Lisboa

A plataforma destina-se exclusivamente a iniciativas de cariz social promovidos por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou Organizações Não-Governamentais (ONG).

Angariar apoios para a sua instituição

Com o NOVO BANCO Crowdfunding, a angariação de apoios para a sua instituição é muito simples. Proponha uma candidatura apelativa e divulgue a sua ideia a pessoas que possam estar interessadas em contribuir para a sua causa. Assim que reunir todos os fundos necessários, transferimos o capital concedido pelos generosos apoiantes para que possa realmente por mãos à obra, concretizar o projeto e criar o impacto desejado.

Se acha que tem um projeto interessante, venha apresentá-lo à comunidade!


De acordo com o Regime jurídico do financiamento colaborativo da Lei nº 102/2015 de 24 de agosto, informamos que é necessário celebrar um contrato desmaterializado entre a instituição que angaria os fundos e a gestora da plataforma de financiamento colaborativo. De acordo com o mesmo regime, cada campanha apenas pode ser disponibilizada numa única plataforma de financiamento colaborativo e está sujeita a um limite máximo de angariação que não pode exceder 10 (dez) vezes o valor global da atividade a financiar.