Perguntas frequentes

Perguntais gerais

Acreditamos que a mecânica do "tudo ou nada" é mais transparente e traz segurança adicional aos apoiantes.

A regra "tudo ou nada" induz os promotores a solicitar, por um lado, o menor montante possível, para haver maior probabilidade de atingir o objetivo, e, por outro, o suficiente para que possam executar o projeto. Esta boa prática funciona como auto-regulação adicional na orçamentação dos projetos publicados no NOVO BANCO Crowdfunding.

Por exemplo, se um projeto necessita de 5000 euros para se concretizar mas apenas 100 euros forem angariados durante a campanha, a concretização do projeto estará em causa, bem como a entrega das recompensas associadas; neste caso, o mais justo será devolver o montante angariado aos apoiantes.

Ainda assim, cada apoiante tem a opção de, durante o processo de contribuição, indicar se deseja que o apoio seja feito de forma incondicional, ou seja, de entregar os fundos à instituição, mesmo que a campanha não reune a totalidade dos fundos.

São contrapartidas que incentivam os apoiantes a contribuir para o seu projeto e que funcionam, simultaeneamente, como forma de agradecimento.

"A minha conta" é a área onde poderá consultar e editar a sua informação pessoal. Inclui também informação da conta (créditos disponíveis para investir em projectos) com a possibilidade de aumentar o seu saldo ou, pelo contrário, pedir o reembolso.
No separador "Editar" poderá editar o seu perfil (nome, localização, pequena bio, etc.) bem como alterar o email, password ou idioma do site.
No separador "Contribuições" poderá consultar a lista dos seus contributos a outros projetos.
Na secção "O meu projeto" poderá propor, editar e acompanhar o desenvolvimento do seu projeto.
Em "Finanças" poderá consultar o seu saldo, o histórico de movimentos e depositar ou retirar dinheiro da sua conta.

Antes de mais, verifique por favor a sua caixa de SPAM (correio indesejado). Alguns servidores de internet ou programas de email podem considerar o email como tal.
Pode também pedir uma nova senha, que será re-enviada por email. Alguns emails podem demorar uns poucos minutos, conforme os servidores.
Por fim, caso continue com dificuldades, por favor contacte-nos para que possamos activar manualmente a sua conta.

No entanto, é necessário confirmar que consegue receber os emails da nossa plataforma, pois as confirmações de apoios, final de prazo e entrega das contrapartidas serão feitas para esse endereço.

Promotores

Veja o nosso guia para criar um bom projeto.

Sim, pode escolher entre 46 a 60 dias para financiar o projeto, consoante o montante a solicitar, ou então a opção assim que o valor seja alcançado.
Não é por ter mais tempo que a probabilidade de financiamento será superior! Muitas vezes, um prazo longo retira o sentido de urgência à instituição ("ainda falta muito tempo para começar a divulgar") e aos apoiantes ("volto mais tarde para apoiar").

Não existe qualquer custo por utilizar a plataforma NOVO BANCO Crowdfunding.
Não só os registos são gratuitos e não são cobradas comissões, como o NOVO BANCO co-financia os projetos com 10% do montante solicitado.

Só até ter sido publicado. A partir desse momento não poderá alterar prazos, montantes ou recompensas.
Mas poderá (e deverá) acrescentar novas informações, editando a descrição e/ou publicando atualizações frequentes na secção de comentários. Deverá ainda interagir e agradecer com os seus apoiantes, que o ajudarão com a divulgação se incentivados a isso.

Não, só é possível ter um projeto ativo de cada vez.
Queremos que os promotores concentrem esforços (divulgação, actualizações, etc) no projeto que estão a propor. Além disso, não queremos dividir os apoiantes entre vários projetos de um promotor.
Dito isto, incentivamos as instituições mais ativas a colocarem mais projetos à medida que os forem financiando e concretizando!

Acreditamos que o crowdfunding pode ser aplicado a vários tipos de projetos e áreas de actuação.
A equipa do NOVO BANCO Crowdfunding aposta em projetos de cariz social, promovidos por IPSSs ou ONGs. Com a ajuda dos seus parceiros, analisa detalhadamente cada projeto e reserva-se o direito de recusar qualquer candidatura que não seja apropriada (legal, com credibilidade demonstrada e com sinais de de boa fé). Serão analisados ainda outros factores como o conceito do projeto, equipa de promotores, plano da campanha e adequação ao modelo de crowdfunding (nomeadamente, uma estrutura de recompensas apropriada).

Todo o processo decorre através da plataforma. A instituição propõe o seu projeto através do formulário online.
Os estágios de cada projeto são:

      Rascunho - A instituição pode editar e completar a informação básica ao seu ritmo, gravando sempre que apropriado. Assim que desejar, pode submeter a informação.
      Submetido - A equipa do NOVO BANCO Crowdfunding e os seus parceiros específicos analisam a candidatura e entram em contato para possíveis esclarecimentos. A candidatura poderá ser aceite, recusada ou voltar para rascunho. Este processo pode demorar entre um par de dias a poucas semanas, dependendo da disponibilidade das equipas, maturidade do projeto, número de projetos submetidos, etc.
      Aceite - A proposta foi revista e aceite. O promotor deve completar com mais informação, como o vídeo de apresentação e eventuais fotos ou documentos adicionais. Assim que completar, poderá solicitar a publicação.
      Em validação - A proposta é validada pela nossa equipa e é acordada uma data para publicação. Poderá voltar ao passo anterior caso sejam necessárias actualizações.
      Publicado - O projeto está activo e pronto a receber apoios. Agora começa a etapa mais trabalhosa, com a divulgação da ideia e acompanhamento dos apoiantes!

    O NOVO BANCO Crowdfunding segue o modelo "tudo ou nada". Caso o montante angariado dentro do prazo estabelecido não alcance a meta proposta, os fundos entretanto angariados serão integralmente devolvido aos apoiantes. Não existe qualquer custo para ninguém, além do tempo já despendido e esforço eventualmente dedicado pelo promotor.

    Uma das razões para esta mecânica é o facto de que se o promotor necessita de, por exemplo, 2000 euros para implementar o projecto e só angaria 1000 euros, o mais provável é não conseguir realizar o que se propôs e não entregar as recompensas anunciadas. Ninguém ganharia!

    Assim, é importante ser que a instituição seja realista e planeie bem o montante a pedir. Este deverá ser o mínimo necessário para realizar o projeto.

    Após fazer login na plataforma, basta abrir a área pessoal e clicar em O meu projeto.
    Também pode verificar o estado do financiamento na barra de progresso, mostrada em cada listagem de projetos, que indica a percentagem conseguida até o momento.

    Se conseguir reunir a quantia inicialmente solicitada dentro do prazo indicado, os fundos serão transferidos dentro de dois dias úteis, à excepção do co-financiamento de 10% do NOVO BANCO, que será liquidado mediante o envio do recibo de donativo e NIB da instituição para:

    NOVO BANCO
    Gabinete de Comunicação
    Av. da Liberdade 195
    1250-142 Lisboa

    A campanha termina assim que o prazo inicialmente proposto for atingido ou o montante solicitado seja angariado — o que acontecer primeiro.
    Se a quantia for reunida antes do prazo, a campanha é encerrada e os fundos angariados serão transferidos para a instituição.

    No NOVO BANCO Crowdfunding, estabelecemos um limite mínimo de 500 euros e máximo de 5.000 euros (90 dias).

    Sim, o promotor pode consultar os contatos dos seus apoiantes. Recomendamos que os utilizem para agradecer desde logo as contribuições, para dar conhecimento dos desenvolvimentos do projeto e para acordar a entrega das recompensas.
    Por outro lado, recomendamos que respeitem a privacidade dos apoiantes e utilizem os emails com parcimónia: ninguém gosta de ser incomodado e receber spam continuamente.

    Pode consultar os comentários no respetivo separador da página do projecto.
    Pode ter feedback importante em relação ao seu projecto, tanto de apoiantes como de amigos e potenciais interessados. Utilize esta funcionalidade para melhorar a sua proposta!

    Pode, e deve! Grande parte do sucesso no financiamento de um projeto depende da divulgação que o próprio promotor consegue fazer através destas ferramentas.
    Cada página de projeto tem essa opção para partilhar facilmente por email, facebook, linkedin e twitter. Pode ainda "embutir" a caixa com informação em tempo-real do projeto no seu site ou blog.
    Ainda assim, o promotor deverá complementar essa divulgação com outros canais, tanto online como offline.

    Um particular que receba apoios não tem qualquer obrigação fiscal em sede de IVA relacionada com os valores recebidos, desde que não ultrapasse os limites estabelecidos no art. 53º do CIVA, que definem o âmbito da isenção.

    Para o IRS, deverá declarar os apoios enquadrado no regime de ato isolado, conforme disposto na alínea i) e h), do nº2, do art. 3º do CIRS.

    Um empresa que receba apoios deverá declarar o valor de apoio recebido como um rendimento obtido, em sede de IRC. Relativamente ao IVA, dependerá do tipo de apoio recebido, que poderá ou não estar sujeito a liquidação de IVA

    Apoiantes

    Basta visitar a página do projeto a apoiar e indicar o valor da contribuição na caixa lateral direita.
    O pagamento pode ser realizado por multibanco, transferência bancária, cartão de crédito ou PayPal.
    Pode consultar instruções mais detalhadas na nossa página de pagamentos.

    Acreditamos que parte da motivação advém de querer ajudar as instituições sociais a desenvolver as suas iniciativas.
    Além disso, cada projeto oferece contrapartidas em troca dos apoios. Poderá consultá-las na caixa do lado direito na página de cada projeto.

    Os promotores são inteiramente responsáveis pela entrega das recompensas. A sua reputação será visível e comunicada a toda a comunidade. Este escrutínio e transparência contribui para o bom funcionamento do mecanismo.
    Por outro lado, o NOVO BANCO Crowdfunding avalia e acompanha todo o processo, desde a preparação do projeto, a angariação até à realização do projeto e entrega das contrapartidas.

    Sim, qualquer montante disponível (não alocado a nenhum projeto) pode ser levantado. Basta fazer o pedido de levantamento no site e o dinheiro será devolvido para a sua conta bancária ou PayPal.

    Sim, claro! Poderá esclarecer informações ou sugerir outro tipo de participação no projeto, por exemplo.

    Na página da campanha, basta clicar sobre o nome da instituição (campo "Promovido por") para saber mais detalhes sobre o mesmo. No separador "Contato" poderá enviar uma mensagem electrónica.