Mercearia do Centro iniciou atividade há 5 meses

Com o objetivo em substituir o tradicional cabaz, atribuído às famílias que se encontram em situação de carência, a Mercearia do Centro, financiada com a colaboração da plataforma de Crowdfunding Social, permite aos utentes do Gabinete de Ação Social do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos realizarem as suas compras de acordo com as suas necessidades, através de créditos concedidos mensalmente, consoante o rendimento e o agregado familiar. Estes créditos podem ser trocados por produtos à escolha (exemplo: 1 pacote de arroz = 1 crédito), passando de uma lógica assistencialista para uma lógica de autonomia e dignidade.

Com este projeto piloto a Paróquia de Carcavelos tem conseguido combater o desperdício, uma vez que os produtos dos tradicionais cabazes não se adequam, por vezes, às necessidades de cada família pelas mais variadas razões, sejam elas culturais, religiosas ou mesmo de saúde. Na Mercearia do Centro as famílias escolhem exclusivamente os géneros que necessitam

"Sendo o DIREITO À ESCOLHA um direito de todos nós, um serviço como uma Mercearia, permite sobretudo DIGNIDADE, AUTONOMIA E LIBERDADE aos utentes/clientes, desta forma pretendemos também EVITAR O DESPERDICIO ALIMENTAR."

Conceição Fernando, Diretora da Mercearia do Centro

A Mercaria do Centro, inaugurada a 30 de junho, contribui assim para uma melhor gestão doméstica de recursos às famílias da zona de Carcavelos. Não só aumenta o seu de grau de satisfação na recolha de alimentos necessários no seu dia a dia, bem como permite gerir o seu orçamento familiar através dos créditos disponibilizados para efetuarem as suas compras.

Com um espaço de 55 m2 e com o horário de funcionamento entre as 10h30 – 13h00 e das 15h00-17h00, a Mercaria do Centro tem permitido diminuir o tempo de espera das famílias  no acesso aos géneros, atendendo que os seus clientes se podem deslocar à loja  de acordo com a sua disponibilidade. 

Qualquer pessoa pode apoiar este projeto, já em funcionamento, através de donativos, em géneros,  e principalmente apoio financeiro.

Para mais informações consulte:

http://www.centrocomunitario.net/mercearia_do_centro.html
https://novobancocrowdfunding.ppl.pt/pt/prj/mercearia-do-centro