Despertar numa sala de snoezelen - Um desejo alcançado

“Despertar os Sentidos” foi o projeto que a Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela (AFACIDASE) publicou no NOVO BANCO Crowdfunding, para dar resposta aos utentes do seu Centro de Atividades Ocupacionais, tendo angariado 3 005 euros, mais 405 euros do que o solicitado.

Com os donativos recolhidos, a AFACIDASE adquiriu uma coluna de água (com estrado e controlo por comando de cores) e fibras óticas reguladas por comando, colmatando a necessidade de estímulo multissensorial e de relaxamento de 15 dos seus utentes, numa sala que anteriormente se encontrava equipada com materiais improvisados.

A AFACIDASE procura constantemente melhorar a qualidade de vida dos seus utentes e encontrar novas formas de lhes proporcionar momentos agradáveis e que possam ser uma mais-valia a nível terapêutico. Foi neste sentido que a AFACIDASE iniciou, em conjunto com o Novo Banco Crowdfunding, uma campanha de angariação de fundos para equipar a sala de Snoezelen que funcionava até aqui com equipamentos muito rudimentares e improvisados.

Assim, com a participação ativa de amigos que muito contribuíram para a divulgação e angariação do valor necessário, foi possível satisfazer mais uma necessidade dos nossos utentes. Neste momento estamos a desenvolver esforços para continuar a equipar a sala de Snoezelen, onde colocaremos mais equipamentos, que trarão ainda mais conforto a este espaço.

Filipa Registo, assistente social da AFACIDASE

Com a proatividade de alcançar um bem comum a associação e os seus utentes conseguiram realizar um enorme desejo: a criação de uma sala com equipamentos apropriados à prática de Snoezelen.

Esta é uma mais-valia para a AFACIDASE, sendo que o Snoezelen é uma terapia muito importante na área da deficiência. O relaxamento proporcionado pelas luzes é muito agradável para os nossos utentes e esta sala revelou-se um espaço onde estes cada vez mais gostam de estar.

Paula Borges
Paula Borges, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação

Numa área territorial com pouca população, contabilizam-se cerca de 60 pessoas portadoras de uma ou mais deficiências, em que grande parte não se encontra incluída em qualquer resposta social, pelo que o trabalho desenvolvido pela AFACIDASE é fundamental na vida destas pessoas e que vai muito além da nova sala de Snoezelen, nomeadamente alimentação, transporte, higiene, atividades socioculturais, desportivas, apoio psicossocial.