APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger deu início ao seu projecto "Semear com Gerações"

Com o intuito de reduzir a ansiedade, o stress e a depressão dos seus utentes através do contacto com a natureza, a APSA, sedeada em Lisboa, implementou o projeto "Semear com Gerações", que através da prática da horticultura possibilitou que 30 jovens praticassem a atividade e que se encontrava somente dependente da aquisição de um abrigo, financiado pelo NOVO BANCO Crowdfunding, onde se pudessem guardar todas as ferramentas, roupas e produtos hortícolas.

Cerca de 30 jovens com Síndrome de Asperger utilizaram, nesta primeira fase, os abrigos no âmbito do Projeto "Semear com Gerações”, que possibilitou conceder aos mesmos competências sociais e funcionais, treinando e promovendo a interação social e autonomia através da prática da horticultura. «Ganhámos mais conforto, mais funcionalidade e todas as ferramentas estão arrumadas e protegidas. Ajudámos a etiquetar e arrumar todo o material, algo que também gostámos muito de fazer.», afirma Nuno, um jovem da Casa.

Este tipo de ambiente promove não só um temperamento pessoal equilibrado e calmo, bem como o aumento da auto-estima destes jovens, através da obtenção de resultados visíveis a curto prazo, fruto do seu próprio trabalho.

A promoção da comunicação e integração sócio-familiar e comunitária através da promoção dos seus produtos junto à comunidade tornou-se igualmente uma realidade, através, por exemplo da comercialização dos produtos plantados.

A APSA tem como missão cuidar de cada etapa da vida das pessoas com Síndrome de Asperger, no sentido de as ajudar a tornarem-se responsáveis pela construção do seu próprio projeto de vida, com o objetivo central de conseguirem uma integração total na sociedade. A APSA desenvolve vários projetos/programas e atividades de apoio às pessoas com PEA e às suas famílias, promovendo a (in)formação, divulgação e principalmente a inclusão.  Foi neste sentido que surgiu o projeto da Casa Grande, em Benfica, onde se encontra localizada a horta de 797 m2.

Graças ao Novo Banco Crowdfunding concretizámos um objetivo que há muito era preciso e que os nossos jovens ansiavam. Já está pronto o abrigo no âmbito do Projeto "Semear com Gerações", onde os jovens com Síndrome de Asperger, em grupo, produzem hortícolas e aromáticas. O valor necessário foi angariado através do NOVO BANCO Crowdfunding e ficámos tão contentes e surpreendidos com a rapidez com que conseguimos chegar ao objetivo. Obrigada ao Novo Banco e a todos os que contribuíram tornando possível este Projeto!

Piedade Líbano Monteiro, Presidente da Direcção da APSA.

Para mais informações consulte:

http://www.apsa.org.pt/
https://novobancocrowdfunding.ppl.pt/pt/prj/semear-geracoes