Férias para todos

Campo De Férias Da Terceira Idade

Proporcionar um período de lazer e férias a idosos do meio rural, que nos seus tempos de juventude e vida ativa não tiveram ou não o puderam fazer, foi o mote que esteve na origem para que a Fundação João XXIII – Casa do Oeste recorresse ao NOVO BANCO Crowdfunding com o intuito de recolher donativos para fazer face às despesas do seu 36º Campo de Férias da Terceira Idade.

A Fundação João XXIII – Casa do Oeste é uma Instituição canónica, do Patriarcado de Lisboa, que tem por finalidade a promoção e o desenvolvimento do meio rural, à luz da mensagem cristã, prestando serviços de ação social a crianças, pessoas idosas e famílias.

No âmbito de um dos seus objetivos, nomeadamente o desempenho de funções de Centro Cultural e Educativo proporcionando informação e realizando ações de formação para a população rural, um grupo da Ação Católica Rural, em 1980, compreendeu que podia e devia lançar o projeto "Campo De Férias Da Terceira Idade", como forma de contribuir para o bem-estar e dignidade dos idosos da região oeste.

O valor recolhido através do NOVO BANCO Crowdfunding destinou-se a liquidar as despesas de alojamento, refeições, limpezas e outras associadas às atividades que ocorreram, durante as duas semanas de férias, possibilitando deste modo, que 21 utentes seniores com idades compreendidas entre 60 e 81 anos de idade tivessem férias na Casa da Fundação com diversas atividades, como por exemplo: idas à praia, visita ao litoral e património do concelho da Lourinhã e Peniche, ginástica, passagem de modelos, diversas palestras, exposições de trabalhos manuais, entre outras.

O NOVO BANCO CROWDFUNDING foi uma oportunidade fundamental de agregar/solidarizar muitas pessoas e divulgar a atividade. Igualmente se salienta o fator inovação, para muitos, desconhecido.

Celina Fernandes, elemento da equipa responsável pelos campos da 3º Idade da Fundação João XXIII

As duas semanas de férias que tiveram lugar de 28 de junho a 11 de julho de 2015 possibilitaram que os 21 utentes séniores da fundação, acompanhados permanentemente por 6 animadores, usufruíssem de 14 dias de lazer estimulando a sua interação social.

Éramos 21 pessoas, todas com a mesma ideia...de facto, nós conversámos, cantámos, rimos, visitámos praias, molhámos os pés, dançámos, fizemos exercícios físicos, eu sei lá… tivemos visitas de professores, de enfermeiros, médicos, que nos transmitiram as suas mensagens, deixando-nos um pouco da sua sabedoria para enriquecimento da nossa vida.

Maria da Conceição Henriques, participante no Campo De Férias da Terceira Idade

 

Para mais informações consulte: https://novobancocrowdfunding.ppl.pt/prj/ferias-para-idosos-2015