KUKULA

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – G.A.S. Porto

Auxiliar crianças a terminar o ensino primário a falar e a escrever português, em Moçambique, foi o motivo que levou o Grupo de Ação Social do Porto (G.A.S.Porto) a recorrer ao NOVO BANCO Crowdfunding para angariar 1 000 euros, valor anualmente necessário para um Centro Escolar Kukula funcionar, sendo que 750 euros se destinam à remuneração do formador e 250 euros a materiais escolares.

O G.A.S.Porto foi criado em abril de 2002, por cinco jovens universitários, contando atualmente com cerca de 450 voluntários, desde jovens universitários a pessoas em atividade profissional, e atua de forma multidisciplinar em áreas como o apoio e dinamização sócio-cultural, a saúde e a educação, desenvolvendo de forma sustentável 10 projetos nacionais, 5 missões nacionais e 2 missões internacionais, nomeadamente em Moçambique e Timor-Leste.

Os Centros de Educação e Desenvolvimento Infantil KuKula pretendem complementar a educação escolar das crianças Moçambicanas da Vila da Macia, com recurso a um formador para o apoio ao estudo, encontrando-se a funcionar dentro das escolas do primeiro ciclo, em parceria com as direções escolares, que sinalizam os alunos.

No Centro são promovidas atividades lúdico-pedagógicas que estimulam a aprendizagem do Português e da Matemática e o desenvolvimento cognitivo que funciona como alternativa e complemento ao ensino escolar.

Em 2015 foram apoiados 2 Centros de Educação e Desenvolvimento Infantil KuKula. Um dos Centros conta com aproximadamente 80 crianças e o outro com 50, em cada ano letivo. Cada criança frequenta o Centro três vezes por semana, duas horas por dia, em consonância com o seu horário escolar. 

A Macia é uma pequena vila em Moçambique, mas um grande exemplo no que toca à Educação. Há uma cultura de Ensino, em que as crianças sabem que ir à escola é mais do que uma obrigação, é um direito. No entanto o elevado número de alunos e as necessidades dos agregados familiares tornam o aproveitamento reduzido. O financiamento adquirido pelo Novo Banco permitiu a abertura de dois novos Centros KuKula, duplicando o número de alunos a ter acesso a este apoio. É gratificante ver a alegria com que as crianças e até as direções das escolas nos acolhem

Isabel Castro, voluntário G.A.S.Porto em Moçambique

Para além dos dois Centros já existentes em Moçambique, foram inaugurados mais dois Centros KuKula, em duas novas escolas, nos quais mais 50 crianças em cada Centro recebem apoio.

De forma direta participam 2 voluntários do G.A.S.Porto neste projeto, que ao longo das missões realizadas tem contactos com mais voluntários dos Centros KuKula, inclusive formadores moçambicanos.

Receber o apoio do Novo Banco Crowdfunding significou a possibilidade de fazermos crescer o projeto, visível no aumento do número de Centros, no aumento do número de crianças apoiadas e no aumento de futuros adultos com acesso à Educação e com acesso a um espaço onde podem ser crianças

Daniela Pereira, Gestora de Projetos do G.A.S. Porto

Para mais informações consulte: https://novobancocrowdfunding.ppl.pt/prj/kukula