"Acreditamos juntos no futuro dos Barnabés!"

Ano Letivo 2015/2016 Superado com Sucesso

Dar continuidade à vida académica da Marta e do João foi um dos aspetos que esteve na origem da publicação do projeto “Acreditamos no Futuro dos Nossos Barnabés”, com uma recolha de 2 700 euros no NOVO BANCO Crowdfunding, que permitiu o regresso a vida académica destes dois jovens. 

A doença oncológica na infância afeta centenas de crianças e jovens em Portugal e a adaptação das famílias constitui um processo complexo que exige da família a aquisição de competências fundamentais e a remodelação do estilo de vida, que muitas vezes passa por uma reestruturação económica. 

Os Barnabés são crianças e jovens que vivem ou viveram uma doença oncológica. A Acreditar promove a sua organização em grupos para que possam partilhar experiências comuns, vivendo o associativismo como forma de se autonomizar e participar ativamente nos assuntos que lhes dizem diretamente respeito, estando organizados a nível nacional e regional, nos núcleos em que a Acreditar atua. As atividades desenvolvidas passam pela presença nos hospitais – apoiando diretamente aqueles que se encontram internados; vivência de momentos de lazer – saídas como campos de férias ou viagens à EuroDisney, sem nunca esquecer a intervenção social no sentido de consciencializar e desmistificar alguns aspetos ligados à doença, sobretudo entre as comunidades escolares.

Marta e João são Barnabés e venceram a doença, mas os seus desafios não terminaram, pelo que a Acreditar continuou a dar incentivo a estes duas crianças que durante a sua doença sofreram profundas alterações físicas e emocionais. Para a Acreditar a continuidade da vida académica destas crianças, cujas famílias vivem momentos de maior fragilidade financeira, é essencial para que disponham das mesmas oportunidades de aprendizagem e integração.

O João recebeu uma bolsa de cerca de 800 euros que lhe permitiu a aquisição de livros e material escolar para o ensino secundário que frequenta para além da alimentação, transporte e outros bens inerentes ao seu bem-estar na escola.

Sem dúvida que a Bolsa de Estudo foi muito importante para mim, ajudou bastante na minha evolução. Consigo participar no curso de Inglês sem precisar de pedir apoio aos meus pais. E tenho a certeza que mudará de uma forma positiva todo o meu futuro. Obrigado a esta maravilhosa associação que, dia após dia e em todas as áreas, ajuda todas as crianças. 

Barnabé João

Marta, já no ensino superior, recebeu 1 200 euros que foram igualmente aplicados em livros, material escolar, alimentação e ainda numa comparticipação do pagamento das suas propinas.

A Bolsa que me foi oferecida foi sem dúvida uma mais-valia para iniciar a minha vida académica, com menos preocupações para mim e para os meus pais visto que também tenho uma irmã a estudar. Foi com garra que agarrei esta oportunidade esforçando-me, também com o objetivo de não desiludir quem me está a financiar. Sem este financiamento seria mais difícil suportar todos os custos. Desde já agradeço pela oportunidade. 

Barnabé Marta

Marta e João terminaram o ano letivo 2015/2016 com sucesso, tendo recentemente iniciado mais um, com a vontade e a determinação de abraçar novos projetos na certeza de um futuro melhor.

A plataforma de Crowdfunding do Novo Banco é referencial ao nível do financiamento colectivo em Portugal tendo já a Acreditar beneficiado da mesma em projetos anteriores com muita satisfação.
Porque reconhecem a pertinência e qualidade do trabalho da Acreditar, são muito aqueles que estão dispostos a contribuir financeiramente, em quantias relativamente baixas, para se alcançar um objetivo comum àqueles que valorizam o bem-estar e a qualidade daqueles que cedo demais viveram uma doença oncológica e das suas famílias.

Filipa Carvalho - Coordenadora da Comunicação da Acreditar

Para mais informações consulte:

https://novobancocrowdfunding.ppl.pt/prj/acreditamos-juntos-futuro-barnabes
http://www.acreditar.org.pt/