Doze Crianças e Jovens Invisuais participaram no Camp Abilities Portugal 2016

Em julho de 2016 mais de 12 crianças e jovens invisuais tiveram a oportunidade de participarem na segunda edição da Camp Abilities Portugal, uma colónia de férias adaptada de um modelo americano, criada para crianças e jovens com deficiência visual e que teve como motor de inovação o facto de os monitores serem também crianças e jovens da mesma idade, estes sem qualquer deficiência. 

Este programa inovador e único no país conseguiu recolher 5 020 euros através do NOVO BANCO Crowdfunding que permitiram que estas crianças usufruíssem da missão desta colónia, ou seja, a integração através da atividades desportivas e lúdicas em total convívio com 12 voluntários igualmente jovens e crianças sem qualquer deficiênica e 5 coordenadores adultos. 

A edição de 2016 da Camp Abilities Portugal teve lugar na Base Naval do Alfeite com as seguintes atividades desportivas:

  • Natação
  • Batismo de Mergulho
  • Goalball
  • Atletismo adaptado
  • Skate e trotinetes
  • Futebol adaptado
  • Karaté
  • Boxe
  • Surf adaptado 
  • Futebol humano
  • Râguebi adaptado

Esta colónia não é igual às outras no sentido em que tu tens de ter responsabilidade em ajudar no dia-a-dia um jovem invisual mas foi isso que me despertou... Queria saber como é que estas pessoas ultrapassam este grande obstáculo e seguem as suas vidas... A semana ia decorrendo e dia para dia percebi que já confiávamos uns nos outros, já se tinham feito grandes amizades, já tínhamos todos evoluído e o principal de tudo estávamo-nos a divertir imenso. Eu olhava para aquelas raparigas e rapazes e pensava: Como é tão fácil deixar alguém feliz e ainda por cima divertia-me também!

No final desta GRANDE COLÓNIA eu posso afirmar que sou muito mais FELIZ e muito mais sensível ao mesmo tempo ESPANTADA com estes GRANDES JOVENS. MUITO OBRIGADA pela oportunidade e dedicação! Estarei sempre grata porque nada paga esta GRANDE EXPERIÊNCIA!


Margarida Capelo (15 anos), participante visual/ Voluntária da Camp Abilities Portugal 2016

Para além das atividades desportivas, os participantes tiveram ainda oportunidade de visitar o navio Crioula, participar num workshop de nós de marinheiro, visitar um navio de guerra, aprender a arte de pastelaria, e ainda terem uma experiência de condução de uma embarcação semi-rígida.

Apesar do orçamento da colónia ter ultrapassado os 5 mil euros e ter sido necessário o patrocínio de outras entidades, o valor do NOVO BANCO Crowdfunding foi absolutamente fundamental para que a colónia pudesse ter sido realizada de uma forma tão rica e com uma tão grande variedade de atividades. A Plataforma NOVO BANCO Crowdfunding é muito acessível. A ideia é mesmo muito interessante porque as pessoas podem dar desde um euro, cada pessoa dá o que pode e no fundo todos se sentem a contribuir para a causa. 

O crowdfunding não é só útil em termos de angariação de fundos financeiros, mas também em divulgação da instituição e dos projetos. Estamos muito gratos a todas as pessoas que trabalham na Base Naval e no do Alfeite e no CNOCA que nos receberam de braços abertos e tornaram possíveis todas estas fantásticas experiências que abraçaram esta causa e nos abriram as portas da Base Naval.

Rita Gomes da Costa, diretora do projeto “Camp Abilities Portugal e Presidente da Associação de Atividade Motora Adaptada.                                     

A edição de 2016 do Camp Abilities Portugal permitiu, uma vez mais, trabalhar conciliar dois grandes objetivos: Por um lado, dar oportunidade aos participantes com deficiência visual de poderem, num ambiente seguro, experimentar diversos desportos, atividades físicas e interagir em ambientes diferentes. Por outro lado, dar oportunidade aos jovens sem deficiência de conviver e ajudar pessoas com deficiência visual, para que fiquem mais sensibilizados para a integração de pessoas com deficiência na sociedade.