Apoio a recém-nascidos

Este projeto está associado ao canal 17ª Feira do Empreendedor
Muito obrigado pelo seu contributo. Este projeto já se encontra financiado a 100% devido ao envolvimento da sociedade civil.
Contudo, encontram-se ainda em aberto outros projetos a necessitarem da sua generosidade, pelo que ainda tem possibilidade de poder contribuir para outra causa através do NOVO BANCO Crowdfunding.
Objetivo: 
4 731 €
Terminado a: 
09/01/2015
Localização: 
Porto, Portugal

Sobre o projeto

Acreditamos que todas as Vidas devem ser acolhidas e por isso apoiamos mulheres grávidas com dificuldade em assegurar as condições necessárias para o nascimento e educação dos seus filhos/as.

Para que cada Vida tenha enquadramento, sentido e continuidade, acompanhamos o crescimento do bebé até ao primeiro ano de vida, apoiando os pais na reconstrução da sua vida e na criação de condições para que sejam uma Família em plenitude.

O objectivo da Vida Norte é garantir que todas as gravidezes gerem projectos de vida felizes!

Para isso temos 2 actividades principais:

1ª Acompanhamento de proximidade e individual à grávida e à família, em que se procura ajudar a estruturar um caminho de vida responsável e feliz, onde a maternidade faça sentido e seja acolhida com orgulho e satisfação.

Através de um contacto muito próximo, regular e de uma relação de confiança que é estabelecida entre a família e o técnico que a acompanha e que vai permitindo ir transformando, a passo e passo, o projecto de vida de cada um que nos procura. Este acompanhamento inclui atendimentos pessoais na Vida Norte e visitas domiciliárias, onde consoante as necessidades vamos disponibilizando:

  • Apoio psicológico;
  • Preparação para a maternidade;
  • Mediação Familiar;
  • Apoio na inserção na Vida activa;
  • Ajuda na integração das crianças em creche.

Apoiamos ainda com o enxoval e a doação de bens de primeira necessidade (leite adaptado, fraldas, vacinas, medicação, produtos de puericultura, alimentação) que sabemos ser fundamental.

2ª Organizamos um conjunto de acções de prevenção e formação em temáticas como a parentalidade positiva, a sexualidade responsável ou a gestão financeira, percebendo que é também importante disponibilizar momentos de informação e de partilha em pequenos grupos.

Em todo este trabalho, o empenho dos Voluntários é fundamental para complementar, suportar e enriquecer o trabalho técnico!

Semanalmente, um grupo de quinze voluntários apoia a Vida Norte em trabalho administrativo, no apoio logístico (dos bens que nos são confiados para entregar às famílias) ou no apoio directo às Famílias. Ajudam-nos a manter o funcionamento, a organizar os bens materiais e a acarinhar cada Família que acompanhamos!

Em termos de orçamento, conseguir proporcionar o acompanhamento mensal de cerca de 90 famílias, sem apoios estatais, é um desafio contínuo e muito exigente. Por isso precisamos da sua ajuda: “Sinta a Alegria de Participar activamente na transformação das vidas de quem nos bate à Porta”.

Concretamente, neste projecto, lançamos o desafio de nos ajudarem a apoiar de forma mais completa e transversal as cerca de 90 famílias que apoiamos mensalmente. A oferta de 1 cabaz de produtos de higiene para recém-nascido e o apoio em vacinas recomendadas, mas não comparticipadas pelo Sistema Nacional de Saúde, e ainda o apoio em leite adaptado, seria uma mais-valia enorme para o trabalho que a Vida Norte desenvolve no âmbito psicossocial.

Consideramos que o apoio com os produtos de higiene essenciais para o recém-nascido é um factor de tranquilidade para a grávida, numa fase já cansativa e de alguma ansiedade associada ao parto e às incertezas do futuro.

Por outro lado, é uma forma de se garantir o bem-estar destes bebés logo à nascença, fazendo com que, apesar das dificuldades financeiras da família, tenham acesso aos cuidados básicos de higiene. É também nesta lógica que integramos no projecto a oferta de 1 vacina Prevenar a 2 famílias por mês e ainda a oferta de 1 lata de leite adaptado a 4 crianças . A saúde é uma das nossas prioridades e a Vacina Prevenar configura-se como um acto médico largamente aconselhado pelos especialistas, mas sem comparticipação estatal, pelo que se torna um encargo incomportável para famílias com dificuldades económicas. No mesmo sentido, o aleitamento materno é aconselhável e promovido pelos técnicos de saúde, no entanto, em situações em que as mães ficam impossibilitadas de amamentar, é um drama enorme conseguir assegurar o leite adaptado tão essencial ao saudável crescimento dos bebés.

O projecto aqui apresentado pretende reforçar e garantir o apoio que a Vida Norte procura oferecer a cada família que nos procura!

Sobre Associação de Promoção e Defesa da Vida e da Família - Vida Norte

A Vida Norte é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que tem como missão a defesa da vida, o apoio à família e a promoção dos direitos humanos e da igualdade de género.

Existe desde 1999, sediada no Porto. Proporciona um serviço gratuito e uma resposta única na região do Porto.

Compõe a Vida Norte:

DIRECÇÃO
Presidente – Maria Isabel Carvalho Vilaça Carneiro Pessanha Moreira
Vice-Presidente - Domingos Manuel Bourbon de Sousa Coutinho
Secretário – Maria João Romão Carreiro Vaz Tomé
Tesoureiro – Afonso Maria Oliveira Costa de Mendonça Amaral
Vogal – Maria da Costa Macedo de Macedo Chaves Avides Moreira

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Ana Maria Fernandes Tato Aguiar

CONSELHO GERAL
Presidente – José Paulo Areia de Carvalho

CONSELHO FISCAL
Presidente – António Carlos de Queirós Vilela Bouça

EQUIPA TÉCNICA
Directora executiva (Psicóloga) – Margarida M.G. Côrte-Real
Técnica Social (Psicóloga) – Sofia Rodrigues
Técnica Social (Psicóloga) – Maria Inês Caeiro
Técnica Social (Assistente Social) – Assunção Guedes
Técnica Social (Psicóloga Estagiária) – Helena Val
Técnica Social (Psicóloga Estagiária) – Diana Carneiro

VOLUNTÁRIOS
Voluntários (excluindo Órgãos Sociais) – 112 (22 regulares + 90 campanhas)

Imagens