Férias para Idosos 2015

Muito obrigado pelo seu contributo. Este projeto já se encontra financiado a 100% devido ao envolvimento da sociedade civil.
Contudo, encontram-se ainda em aberto outros projetos a necessitarem da sua generosidade, pelo que ainda tem possibilidade de poder contribuir para outra causa através do NOVO BANCO Crowdfunding.
Objetivo: 
1 500 €
Terminado a: 
08/06/2015
Localização: 
Ribamar da Lourinhã, Portugal

Sobre o projeto

Este projecto destina-se principalmente a idosos do meio rural, que nos seus tempos de juventude e vida activa não tiveram ou puderam usufruir de períodos de lazer/férias.

Hoje todos entendemos as férias como um direito. Porém, os idosos devido às suas limitações físicas, precisam de um espaço e ambiente adequado.

Em 1980 um grupo da Acção Católica Rural compreendeu que podia e devia lançar este tipo de projecto, como forma de contribuir para o bem-estar e dignidade dos idosos da Região Oeste.

Anualmente, desde essa data, um grupo de voluntários, com espírito de cristãos comprometidos, têm preparado e organizado, duas semanas de férias para cerca de 30 pessoas (a partir dos 70 anos) residentes na área entre Sintra e Alcobaça.

Ao longo dos anos, o financiamento das 2 semanas de férias era composto pelo contributo de cada participante (incluindo produtos alimentares de auto-produção) e também com um providencial apoio do Governo Civil na ordem dos mil euros. Porém, o grupo organizador, através da Acção Católica Rural e Fundação João XXIII, sempre teve que completar os custos, uma vez que os montantes obtidos eram deficitários.

Nos últimos anos a realidade sócio-económica modificou-se:

  1. Os participantes idosos têm visto diminuir o valor das suas pensões/rendimentos;
  2. Os Governos Civis foram extintos, deixando de financiar este projecto;
  3. As exigências legais e melhorias nas instalações e de pessoal originaram novos encargos.

Com o montante obtido pelo projecto crowdfunding 'Férias para Idosos' pretendemos viabilizar a continuidade de 2 semanas de férias para um grupo de cerca de 30 idosos, na primeira quinzena de Julho, financiando cerca de 25% dos custos. Desta forma, mesmo os idosos que não tenham possibilidades económicas poderão inscrever-se e usufruir dessa oportunidade.

Sobre Fundação João XXIII

A Fundação João XXIII – Casa do Oeste é uma Instituição canónica, do Patriarcado de Lisboa, com personalidade jurídica, constituída em 1991 e reconhecida como IPSS em 2010, que tem por finalidade a promoção e o desenvolvimento do meio rural, à luz da mensagem Cristã.

A sua origem remonta aos anos 60, tendo-se iniciado a sua concretização em 1972, respondendo a uma necessidade que os movimentos da Acção Católica Rural da Diocese de Lisboa, sentiam de possuírem uma CASA para a realização de múltiplas actividades de formação e de lazer.

PRINCIPAIS OBJECTIVOS DA FUNDAÇÃO JOÃO XXIII:

  1. Apoiar a Acção Católica Rural (ACR) e a Juventude Agrária Rural Católica (JARC) do Patriarcado de Lisboa
  2. Prestar serviços de acção social a crianças, jovens, pessoas idosas e famílias;
  3. Desempenhar funções de Centro Cultural e Educativo, proporcionando informação e realizando acções de formação para a população rural.
  4. Promover e apoiar iniciativas de desenvolvimento local e regional fomentando o espírito solidário, associativo e cooperativo.
  5. Promover a cooperação Internacional com movimentos e instituições afins noutros países, nomeadamente a Guiné-Bissau.

Orçamento e prazos

O apoio visa colmatar o défice dos encargos, nas despesas de alojamento, refeições, limpezas, e de outras despesas associadas às actividades que ocorrem durante as duas semanas de férias (nomeadamente encargos com um autocarro para deslocação em visitas culturais a pontos de interesse na região envolvente).

O encargo desta actividade situa-se em 280,00€ por pessoa, num total de 14 dias de estada.

A actividade decorrerá entre 28 de Junho e 11 de Julho de 2015.

Imagens

Documentos

Os documentos estão apenas acessíveis a utilizadores registados. Por favor, faça login para os consultar.