Mercearia do Centro

Muito obrigado pelo seu contributo. Este projeto já se encontra financiado a 100% devido ao envolvimento da sociedade civil.
Contudo, encontram-se ainda em aberto outros projetos a necessitarem da sua generosidade, pelo que ainda tem possibilidade de poder contribuir para outra causa através do NOVO BANCO Crowdfunding.
Objetivo: 
5 000 €
Terminado a: 
04/06/2014
Localização: 
Carcavelos, Cascais, Portugal

Sobre o projeto

Mercearia no Centro é um projecto piloto que surge ligado ao gabinete de acção social do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos

Com a criação da Mercearia do Centro pretendemos substituir o cabaz atribuído às famílias que se encontram em situação de carência, passando de uma lógica assistencialista para uma lógica de autonomia, dignidade e empoderamento dos indivíduos, por forma a contribuir para uma melhor gestão doméstica e de recursos.

Este projecto, visa combater o desperdício, uma vez que se tem verificado que os produtos do cabaz que são atribuidos neste momento podem não se adequar às necessidades de cada família por diversas razões, sejam estas culturais, religiosas ou mesmo questões de saúde. Com a Mercearia, as famílias irão escolher exclusivamente os géneros que necessitam.

Como funciona?

Após avaliação e de acordo com as regras do gabinete de acção social, cada família terá direito a determinado número de créditos conforme a sua capitação e agregado familiar. Cada crédito será depois trocado por produtos à escolha (exemplo: 1 pacote de arroz = 1 crédito).

Desta maneira, pretendemos ir de encontro às exactas necessidades das famílias através de um serviço personalizado que possam usufruir livremente, tendo em conta os créditos que lhes forem atribuídos previamente: cada família leva apenas o que necessita e o que lhe faz falta. 

Um outro objectivo será minimizar os efeitos da exclusão social que advêm da situação de carência alimentar, conferindo, por um lado, oportunidade às famílias de serem mais autónomas e de sentirem que existe uma preocupação com as suas necessidades; por outro lado promover um acompanhamento e formação ao nível da gestão doméstica.

Pretendemos aumentar o número de famílias apoiadas, aumentar o seu grau de satisfação, evitar o desperdício doméstico e diminuir o tempo de espera no acesso aos géneros (já que podem deslocar-se à Mercearia de acordo com a sua disponibilidade).

Sobre Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos

Se me permitem gastar alguns minutos do vosso tempo, gostaria de vos apresentar o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, pelos meus olhos (estagiária de serviço social), como uma instituição que nem eu própria imaginava tão relevante e marcante na comunidade de Carcavelos.

Este Centro é sem dúvida uma organização que prima pela excelência, quando se fala de seres humanos com dificuldades e carências, tanto a nível económico, como a nível social e emocional. O cuidado com que se acompanha um indivíduo, a sua história, e a forma como depois é vivido o seu sucesso, é algo que engrandece esta instituição. O Centro Comunitário é uma casa, um lar, onde os utentes se sentem acolhidos, e onde sentem que podem confiar nos profissionais que os servem.

Empregando algumas palavras da Directora técnica do Centro, Dra. Conceição Fernando, posso explicar-vos que em 30 anos de história, o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, instituição certificada pela Norma 9001/2008, tem procurado manter uma atenção contínua com a comunidade e com o mundo que nos rodeia, desenvolvendo respostas adequadas às necessidades vividas. Tem sido assim uma realidade viva e dinâmica que interage com a sociedade, abraçando crianças, famílias e idosos com diversas respostas nas áreas do apoio social e emprego, espaço sénior e apoio domiciliário, apoio à infância e voluntariado. Neste sentido, apostamos neste projecto que, acreditamos, virá a ser um grande agente de mudança para os utentes que são acompanhados pelo Centro Comunitário. 

 A problemática do desemprego afecta cada vez mais famílias em Portugal. Sendo difícil prever a duração de uma situação de desemprego nos dias de hoje, muitas famílias vêem-se obrigadas a fazer pedidos de apoios sociais, que lhes são atribuídos por um período limitado de tempo. O Projecto "Intervir", gabinete de acção social onde estagio, está integrado no Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, e actua no sentido de minimizar os riscos de exclusão social, integrando o indivíduo na família, no trabalho e na comunidade. Este serviço é destinado aos cidadãos residentes na Freguesia de Carcavelos, que se deslocam ao gabinete de acção social, em situação de carência económica comprovada, conforme a avaliação a que são submetidos, segundo as normas do atendimento social. Os géneros alimentícios distribuídos às famílias, provenientes em grande parte do Banco Alimentar Contra a Fome, mas também de algumas empresas e particulares que fazem o seu donativo directamente ao Centro Comunitário, são posteriormente armazenados e distribuídos, segundo um plano de higiene e segurança alimentar certificado.

Equipa: 

  • Directora Técnica /Assistente Social (35 anos de experiência) 
  • Coordenadora do projecto Intervir - psicóloga (14 anos de experiência)
  • Assistente Social do projecto Intervir - (10 anos de experiência)
  • Auxiliar de banco alimentar - (14 anos de experiência)
  • Estagiária de Serviço Social

Imagens