Semear Gerações - Abrigo para a nossa horta!

Muito obrigado pelo seu contributo. Este projeto já se encontra financiado a 100% devido ao envolvimento da sociedade civil.
Contudo, encontram-se ainda em aberto outros projetos a necessitarem da sua generosidade, pelo que ainda tem possibilidade de poder contribuir para outra causa através do NOVO BANCO Crowdfunding.
Instituição: 
Objetivo: 
2 500 €
Terminado a: 
10/09/2014
Localização: 
Benfica, Lisboa, Portugal

Sobre o projeto

A Síndrome de Asperger (SA) é uma perturbação neuro-comportamental de base genética que se manifesta por alterações sobretudo na interacção social, na comunicação e no comportamento. Como consequência destas dificuldades as pessoas com SA acabam por se isolar e limitar os seus interesses a determinados assuntos, atitude que prejudica ainda mais a sua relação com o outro.

Pretendemos promover a sua iteracção social e autonomia através da prática da horticultura. Esta actividade actua a vários níveis, tais como, a redução de ansiedade, stress e depressão através do contacto com a natureza. Este tipo de ambiente promove um temperamento pessoal equilibrado e calmo. O aumento da auto-estima através da obtenção de resultados visíveis a curto prazo, fruto do seu trabalho. A melhoria das suas funções motoras através das actividades no terreno que proporcionam momentos de maior controlo dos eventos motores e psicológicos. O aumento da concentração através do treino da divisão e partilha da atenção ao concentrarem-se em dois ou mais estímulos ao mesmo tempo. E a promoção da comunicação e integração sócio-familiar e comunitária através da promoção dos seus produtos junto à comunidade.

Para promover a sua integração social estamos a desenvolver um projecto intitulado "Semear com Gerações" no qual os jovens com SA irão, em grupo, produzir hortícolas e aromáticas percorrendo todos os passos de um hortelão. É nosso objetivo, por um lado acolher crianças de creches para dias abertos à horta, nos quais, serão eles os "formadores" dos mais novos e por outro lado, a promoção da interação inter-geracional convidar seniores a colaborar, transmitindo os seus saberes na confecção das compotas.

A comunidade envolvente será sensibilizada para o projeto e incentivada a angariar materiais, tais como, frascos de vidro para acondicionar as compotas. Será disponibilizado um terreno com 797 m2. Será uma atividade diária e ocorrerá na Casa Grande.

Neste momento falta-nos ainda um abrigo onde possamos guardar todas as ferramentas, roupas e produtos hortícolas.

Sobre APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger

A APSA, desde 7 de novembro de 2003, assume como missão promover o apoio e a integração social das pessoas com Síndrome de Asperger (SA), favorecendo as condições para uma vida autónoma e mais digna.

Os nossos alicerces são a dignidade humana, a afirmação da pessoa, ao acreditar nas suas capacidades e potencialidades, a solidariedade através da responsabilidade pelo bem do outro, a justiça social, com igualdade de oportunidades, a não discriminação, tolerância, respeito pela diferença e integração, o compromisso e cooperação através espírito de equipa, participação e envolvimento de todos.

O nosso trabalho desenvolve-se na Casa Grande, em Benfica, através de (2) respostas sociais: Actividades de Integração Social e Residência Autónoma.

A nossa equipa técnica é composta por: (2) Psicólogas, (1) Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora, (4) Técnicos Mediadores/Ajudantes de Ação Direta, (1) Monitora de Música, (1) Monitora de Artes Plásticas, (1) Monitora de Informática e (1) Monitora de Jardinagem e Horticultura.

Imagens

Documentos

Os documentos estão apenas acessíveis a utilizadores registados. Por favor, faça login para os consultar.